sexta-feira, julho 04, 2008

A revolta da Internet



Ontem, 03/07 o Estado de São Paulo parou em virtude de problemas técnicos na central da Telefônica. O resultado foram delegacias, bancos, e milhares de usuários do serviço público e privado sem conexão com a internet. Foi um verdadeiro 'apagão da rede'.

E os mais velhos bem sabem que por anos e anos viveu-se normalmente sem internet, para eles isso era luxo, era um 'bicho de sete cabeças'. No mundo de hoje, crianças aprendem acessar a web antes mesmo de saber escrever uma frase completa no papel. Não sabe ligar seu computador? Pergunte ao seu netinho de 6 anos! Te garanto que ele pode ajudar, e mais ainda, te dará uma aula sobre joguinhos online e sites interessantes de pesquisa. A globalização trouxe ao nosso cotidiano o acesso fácil à rede, facilitou imensamente a vida de milhões de pessoas, aproximou outras tantas, foi responsável pelo início e término de relacionamentos... compras, pagamentos, notícias, cultura, entretenimento, TUDO. Chega a ser assustadora a proporção que se tomou. E até o Governo criou planos de 'inclusão digital' para as pessoas menos favorecidas e ainda para as que não chegam perto do computador por medo de que ele morda-lhe o dedo.

Mas ontem, nós do Estado de São Paulo, conhecemos o outro lado. Conhecemos o lado da exclusão digital! Ontem o speedy parou de funcionar e viam-se nas ruas pessoas desesperadas, os bancos não faziam saques, não pagavam contas; boletins de ocorrência não eram registrados nas delegacias; presos em flagrante precisavam aguardar nas celas até que o sistema voltasse a funcionar; empresas privadas com sede no estado não conseguiam enviar dados para suas filiais, enfim, o caos se instaurou. Teria sido uma conspiração contra o mundo digital?? Há quem pense que sim, mas dados comprovam que foi apenas uma falha operacional isolada do sistema da Telefônica. Falha essa que causará imenso prejuízo à empresa, pois o próprio Procon já emitiu uma nota alertando que quem foi prejudicado pela pane poderá entrar com ação, e pedir ressarcimento das perdas e danos causados, na Justiça.

É, internet é brincadeira de gente grande! Mas isso nos leva a pensar que talvez, ao invéz do e-mail e msn, devemos deixar sempre papel, caneta e alguns envelopes à mão... vai que a internet pira de vez, pelo menos ainda nos sobra o Correio (só 'reze' para que eles não estejam em greve! rs).

Beijos pessoal, bom fim de semana ;)

Nenhum comentário: