sexta-feira, janeiro 02, 2009

034. Conhecer o museu da língua portuguesa em São Paulo

É, eu fui. Cheguei na segunda-feira, mas estava fechado. A anta aqui não checou o horário de funcionamento. Achei que nem fosse mais rolar a visita porque estava hospedada no Morumbi e dependendo de onibus, o que dificultaria a volta em outro dia, mas no fim das contas acabamos voltando para o centro na terça.

Só posso dizer que valeu a pena, o museu é simplesmente fantástico. No primeiro andar uma exposição completa sobre a vida e obras de Machado de Assis. No segundo piso, toda a história da lingua portuguesa, com direito a interatividade e uma tela de plasma gigantesca exibindo um pouco da cultura brasileira. Não tirei fotos porque a pilha da camêra resolveu descarregar bem na hora!

O último e mais interessante andar, traz um curta metragem de 10 minutos, narrado por Fernanda Montenegro, contando a origem do nosso portugues 'abrasileirado'. Quando o filme termina, a tela se abre, dando passagem a uma sala escura, com assentos nas laterais. Começam então as projeções no teto... poesias, músicas, histórias. É realmente muito bacana e emocionante. Para encerrar, ainda na sala escura, luzes acendem no chão, exibindo trechos dos mais cultuados poemas brasileiros. Maravilhoso.





O valor da entrada é R$ 4,oo. Estudantes, idosos e professores ainda pagam meia. Ou seja, não tem desculpa para não ir lá conferir. Cultura e entretenimento ao alcance de todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá ciosa linda! Tudo bem? Parabéns por ter conhecido esse museu tào lindo! Confesso que depois que o telão se abre, e ficamos sentados na outra sala, até me emociono!

Quanto ao seu blog, tenho quase certeza de que o Blogger tem um tamanho específico de imagem , para ser inserido com banner, dá uma olhadinha, agora quanto a programa uso o Corel Draw, mas quando é só para mudar e incrementar o banner u so o site www.pikifx.com. Muito bom! Se quiser e adicionar no msn para ter maiores informações, sinta-se a vontade, que terei o maior prazer em lhe ajudar!

rsena.roberto@hotmail.com

Anônimo disse...

Assim, fiz uma mensão ao seu blog em meu último artigo, de título: "Novos amigos, novos horizontes"